No ano passado, li um livro que me ajudou a desencanar e destravar o perfeccionismo que me deixava sempre inseguro de receber amigos em casa com maior frequência: "Wabi Sabi Welcome", de Julie Pointer foi o responsável por me ajudar no começo de uma mudança de mentalidade que eu já coloquei em prática algumas vezes, a partir das idéias extraídas do livro.
Em resumo, o livro apresenta o conceito de Wabi Sabi (Wabi: simplicidade, serenidade. Sabi: beleza que emerge com o passar do tempo), uma filosofia japonesa que valoriza e enaltece a imperfeição e a simplicidade, levando em conta que tudo na vida é transitório e está em constante mutação.
Ocorre que, até antes do livro, eu sempre associei Wabi Sabi a um desdobramento estético, nunca imaginaria algo diretamente ligado a receber -exatamente o ponto chave do livro, mostrando como adaptar essa visão de mundo, direcionando energias e esforços a pessoas e não a um mero apego estético.
Ainda não é algo tão natural pra mim, mas pretendo me dedicar mais a incorporar esse raciocínio, pois tudo o que encontrei no livro é bem compatível com o que eu acredito que faça sentido em momentos onde podemos estar com pessoas queridas, inclusive, dividindo funções simples ao invés de surtar querendo garantir que esteja tudo milimetricamente no lugar -algo que sempre deixa a experiência exaustiva e cansativa ao invés de prazerosa.
Pois bem... começamos o ano colocando em prática mais uma vez os aprendizados, numa tentativa de encontrar um meio do caminho e a ocasião foi um almoço semanas atrás.
Decidi usar azul e branco numa mesa bem informal, sem lugares marcados -preferi usar os nichos do armário ao lado da mesa como apoio onde cada pessoa pegava os utensílios necessários, deixando a mesa bem livre, sem regrinhas a serem seguidas.
Esse é um formato que eu gosto desde a época em que eu trabalhei com festas e que serve também como estratégia para deixar o ambiente mais vivo e dinâmico, afinal, cada pessoa se levanta para escolher e pegar o que quer usar, gerando também um entrosamento a mais com o ambiente em si.
Em geral, eu nem lembro de tirar fotos, mas dessa vez eu separei um tempinho para isso e algumas das minhas favoritas estão aqui em baixo, ó:
De onde são os itens:
Travessa e azulejos - B.Math
Panela - A|Garimpeira
Talheres e pratos - vintage
Copos - Zara Home
Livro - Wabi Sabi Welcome (link comissionado)
E aí, o que você achou?
Por aqui, espero que a gente consiga manter esses encontros ao longo do ano, pois a gente ADORA!
Bjs e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário