slider

Contact Form (Do not remove it)

Nome

E-mail *

Mensagem *

Photo

Oi, eu sou o MATHEUS
Mas pode chamar de Math :) Designer, ilustrador e criador de conteúdo fundador do fã clube oficial do Sushi (na foto comigo), apaixonado coisas analógicas e séries de true crime. 30 e poucos anos, piauiense de alma brasiliense vivendo em São Paulo, fazendo a casa dos sonhos na vida real e criando conteúdo para a internet desde 2011

QUE BOM TE VER POR AQUI!

Search

loja
newsletter
studio
São Paulo, SP, Brasil

Minha câmera nova e upgrade de equipamentos: migrando de Canon para Sony

Uma breve introdução: primeiro, a Canon SL3

Depois de quase 10 anos usando uma Canon T5i, em 2023 eu fiz uma "atualização" e comprei uma Canon SL3, após usar a de uma amiga numa sessão de fotos. Entre os motivos que me levaram a fazer a troca, estavam a conexão wi-fi, a possibilidade de usar o meu celular como controle remoto, o tempo de uso da bateria (dura bastante), o tamanho compacto e o fato de eu conseguir manter minhas lentes anteriores, além do preço, bem acessível.

Ocorre que, logo que comecei a usar a câmera nova, alguns contras vieram bem rápido, entre eles:

〰 A qualidade do visor da SL3 deixa a desejar em relação à fidelidade de cores e brilho da tela, além do tamanho (consideravelmente menor que o da Canon T5i). Todas estas questões poderiam ser dribladas, mas dentro da minha realidade, eu precisava de uma solução mais completa;

〰 O uso do celular como controle era algo bom, mas não atendia minhas necessidades do momento;

〰 Para filmar em 4k, ela corta muito o formato do vídeo;

Ou seja, eu comprei uma câmera que não era o ideal para o meu momento.
Acho ela uma excelente opção para quem está começando ou quer fotografar e filmar como hobby e esses pontos eram uma questão PRA MIM -alguém que trabalha com produção de conteúdo há 13 anos e que estava em busca de uma evolução para produção e edição mais elaboradas/sofisticadas, além de um equipamento mais compatível com meu ritmo de criação (bem acelerado, digamos).

Outra questão que pesou bastante: nos últimos anos, eu atualizei também o meu computador e meu celular para modelos mais novos e isso foi evidenciando uma certa defasagem em relação à nitidez (também dentro do meu modo de trabalho, considerando as minhas ferramentas e meu grau de exigência -o que só reforça que eu fiz uma escolha equivocada).

Então, eu usei a SL3 por nove meses, até que decidi fazer uma nova atualização atualização e migrar de vez para Sony, algo que eu adiei por muito tempo por conta dos custos elevados, já que eu teria que abrir mão de todas as lentes e acessórios anteriores, o que me fez pesquisar bastante para entender qual seria a forma mais prudente de realizar essa troca.

O foco principal então era encontrar equipamentos que acompanhassem a evolução do restante do meu aparato e mantivesse um nível satisfatório de qualidade da entrega do meu trabalho.

Agora, sim: migrando para Sony

camera sony zve10 é boa vale a pena blog do math

Pontos Fortes

Depois de buscar informação por semanas a fio, a escolhida foi a Sony ZV-e10, uma câmera mirrorless (um termo técnico que significa que a câmera não tem espelho interno) com entrega equivalente à dos modelos mais sofisticados do mercado com um preço factível para a minha realidade.

Não vou elaborar muito sobre as questões técnicas dela, pois isso abriria um portal infinito com milhares de subcategorias de pautas técnicas, mas quase um ano depois da troca, eu tô muito satisfeito e os principais pontos que me fazem concluir que a troca valeu a pena são:

Qualidade e nitidez do vídeo:

Não é novidade que vídeo é a linguagem do momento e eu tenho usado muito mais a câmera para filmar do que para fotografar -e nesse sentido, ela entrega, viu...
Filma em 4k com uma boa taxa de bits (de novo, linguagem muito técnica... não vou adentrar, tá?), o que garante um material com boa qualidade, inclusive em ambiente noturno ou com baixa incidência de luz -algo que me fazia muita falta antes.

Foco:

O foco dela é super eficiente (o que é imprescindível para quem se filma sozinho em casa, como eu), com mais de 400 pontos de foco automático -isso é mais do que 10x a quantidade de pontos focais que eu tinha antes.

Captura em SLOG:

De novo, outra nomenclatura técnica...
Se você é habituada com fotografia, já ouviu falar em arquivos RAW (hoje em dia, até o celular gera arquivos com esse formato), que é um arquivo cru, com a maior quantidade de dados que um dispositivo pode capturar, o que permite fazer uma edição mais detalhada sem perder a qualidade.
No vídeo, existe algo equivalente e se chama SLOG (ou apenas LOG), que é como se fosse um "negativo" do filme, que também permite fazer uma edição mais profissional, com um tratamento de cor dedicado e mais rico.

Tamanho:

O que para algumas pessoas pode ser um defeito, pra mim é ponto forte: ela é uma câmera bem pequena e leve, o que é ótimo durante viagens -onde ando carregando câmera e lentes o dia inteiro pra cima e pra baixo.

camera sony zve10 é boa vale a pena blog do math

Pontos fracos

Preço:

Apesar de o corpo da câmera em si ter um preço mais acessível, tudo o que envolve o universo da Sony é consideravelmente mais caro do que eu estava habituado com a Canon por mais de uma década.
Além disso, tudo é comprado à parte (bem como a apple faz)... exemplo: comprei o corpo da câmera (sem lente) e jurei que viria com bateria, mas veio apenas o corpo mesmo, nada mais. Daí eu fiquei em casa dois dias com uma câmera nova sem poder testar, enquanto esperava a chegada da bateria e o carregador que eu comprei à parte -e que também não foram baratos.
No fim, apesar de o corpo da câmera ter um bom preço, o pacote completo fica mais salgadinho...

Duração da Bateria:

Filmando em 4k, ela dura pouquíssimos minutos (no máximo, 30), o que é muuuito menos do que eu tava habituado. Todavia, acho que esse é um ponto falho para qualquer equipamento filmando em 4k ou resolução superior.

Visor:

Assim como o da Canon anterior, ele é beeem pequeno e também tem uma certa diferença entre o que eu vejo na telinha e o que, de fato, é o arquivo final -aquilo que eu vou ver depois na tela do computador, na hora da edição.
No fim, comprar um monitor extra se tornou inevitável e eu  aproveitei a viagem a Nova Iorque para isso, pagando consideravelmente menos do que pagaria aqui. Agora preciso de novos cabos HDMI para poder usar o monitor a qualquer distância da câmera.

Tudo diferente:

É como se você tivesse falado um idioma a vida toda e, de repente, se muda para uma cidade onde o idioma é outro e você precisa aprender tudo do zero. Completamente diferente de tudo que eu aprendi usando Canon, mas consegui me habituar em poucas semanas de uso...

Fotografia:

Como já mencionei antes, tô usando a câmera majoritariamente para vídeo e, apesar de ela não ser ruim para fotografia, eu ainda tenho dificuldade em me acostumar com o que aparece no monitor e o que, de fato, vai ser o arquivo final.
Mesmo clicando em RAW, tenho a sensação de que tem muito mais contraste que a Canon (não sei se isso é ruim ou se eu que acostumei com algo inferior a vida toda, hahaha), mas talvez seja só coisa da minha cabeça -ou talvez eu esteja precisando recalibrar o olhar, né... Vai saber.

A seguir, alguns exemplos de fotos tiradas em circunstâncias diferentes (vendo elas aqui no post, comecei a achar que talvez, todas essas questões sejam paranóias minhas 👀).









Minhas lentes

Como eu já disse antes, precisei comprar lentes novas (até rola de usar as anteriores com ajuda de um adaptador, mas você perde funcões básicas como o foco automático, o que pra mim, não valeria a pena) e pra começar, essas foram as minhas escolhidas:

Viltrox 13mm 1:1.4

Ótima para gravar em espaços menores ou sem muito recuo.
É bem clara e consegue fazer uma entrega sem muita distorção -o que seria esperado nessa angulação. Comprei pensando em usar para mostrar os resultados das reformas e, apesar de usar menos, é uma excelente lente.

Sigma 30mm 1:1.4
(todas as fotos acima foram feitas com ela)

Nunca tive uma 30mm e essa era uma lente que eu quis testar por bastante tempo.
O enquadramento se aproxima mais do que seria o de um retrato.
Acho bem versátil e tem sido a que mais uso -porém, tenho sentido muita falta de uma 50mm e de uma lente com zoom, que é mais versátil, principalmente em viagens.


Onde comprei:

Canon SL3

Loja da Luana, no Boulevard Monti Mare (Paulista, 392).
A loja (número 61 dentro da galeria) foi indicada por uma amiga, que por sua vez recebeu indicação de um amigo que trabalha com audiovisual e já era cliente de longa data.
Já fui lá algumas outras vezes e comprei outros tipos de acessórios e complementos, por isso, indico tranquilamente também.

É um lugar onde você vai encontrar itens originais e paralelos/genéricos e a vantagem é que você pode confiar que vão sempre te sinalizar se o item é original ou paralelo, sem enganação (inclusive, avisando em casos em que um paralelo já resolve e te ajuda a poupar dinheiro).

Os preços são justos e eu acho uma mão na roda para quando preciso de algo mais urgente, sem tempo hábil para esperar uma entrega convencional pelos correios.
Além de câmeras e lentes, lá tem também cartões de memória, cabos, equipamentos de iluminação e um pouco de tudo que geralmente a gente usa no dia a dia.

Sony ZV-e10

Comprei no Detona Shop, um site do qual já sou cliente há muito anos. Eles também tem loja física aqui em São Paulo, no Tatuapé e o preço tá bem bom.
Essa indicação não é uma publicidade, mas acho importante ressaltar que se estou indicando, é porque o site é confiável.
Ela também está disponível no Mercado Livre, nas versões preta e branca (link comissionado aqui).

Lentes:

Comprei a Viltrox 13mm aqui e a Sigma 30mm aqui -lembrando que o Mercado Livre respalda o cliente e tem mecanismos de segurança extras no caso de pedidos com valores mais altos.

Carregador e baterias:

Inicialmente, comprei no Mercado Livre um kit com carregador e duas baterias extras pagando o preço de original, porém, fui enganado (infelizmente, eu não estava habituado com os acessórios da Sony quando fiz a compra e não tinha mecanismos para reconhecer que se tratava de uma pirataria fubanga).
Com poucos meses de uso, o carregador parou de funcionar e eu recorri novamente à Loja da Luana -que me disse que não valeria a pena comprar original pois, além de bem mais caro, não teria nenhuma diferença em relação ao tempo de duração da carga, já que todas duram pouco mesmo. Aproveitei e trouxe um carregador que carrega duas baterias ao mesmo tempo e acrescentei duas baterias extras, totalizando quatro.

Monitor:

O meu monitor é um Feelworld S55 V2 e eu comprei na B&H em NYC, durante a viagem. Foi a minha primeira vez nessa loja, que é um playground pra todo mundo que ama audiovisual...
Eu queria ter trazido mais coisas, mas tava apenas com mala de mão e espaço bem contadinho para os meus pratos, livros e garimpos, rs.
O monitor é pequeno e bem simples, afinal, é minha primeira vez usando esse tipo de acessório e eu prefiro investir pequeno quando se trata de algo novo, para ter certeza de que vou conseguir me adaptar...
Não sei como vivi por tanto tempo sem um desses, viu... faz muita diferença, principalmente para vídeos.
Lembrando que ele também vem "pelado", logo, você precisa comprar cabos, baterias e suportes a parte (nesse sentido, o moço da loja foi um anjo, me ajudando a montar um kit bom com um orçamento baixo).
Caso você se interesse, tem do mesmo modelo disponível aqui.

Lembrando que todos os links para produtos desse post (exceto do Detona Shop) são links afiliados, ou seja: caso você faça uma compra a partir do meu link, eu recebo uma pequena comissão de volta.

E agora?
Tô aprendendo ainda e pretendo experimentar com as novas possibilidades e recursos. Quero, inclusive, produzir uns conteúdos mais autorais e experimentais, como eu já fiz muito tempo atrás, antes da existência do algoritmo dominando e podando a nossa criatividade.

Enquanto isso, minha Canon SL3 tá aqui, disponível para alguém que esteja procurando por uma câmera com precinho amigo.
Vou colocar um anúncio no ML e trago aqui posteriormente, numa atualização do post (se você quiser, pode me mandar uma DM que eu tiro dúvidas, mando fotos e especificações etc).

Por hoje, acho que já chega, né...
Falei muito!

Quer fazer alguma pergunta sobre o assunto? Já sabe, é só usar a caixinha aqui em baixo...

Bjs e até a próxima,


Comentários