Todos sabemos que o homem atual se preocupa sim em estar bem vestido, com aparência bem cuidada e claro, com um cabelo bem arrumado.
Há quem ainda prefira o corte tradicional do barbeiro, mas há também quem já cansou do "mesmo-de-sempre" e está em busca de algo novo, fresh...
Recebi de um amigo a seguinte pergunta:
"Quero mudar o corte do meu cabelo; Cansei desse visual, que já uso há muito tempo. Que corte você me sugere?".
Esta mesma pergunta já tinha sido feita à mim algumas outras vezes, então, tive a idéia de fazer este post para solucionar a questão do meu amigo de todos os outros homens que passam pela mesma situação.
Sei que já existem muitas postagens com "N" dicas, algumas até antiquadas demais, ou com erros gravíssimos de informação, por isso, quero fazer algo um pouco diferente!
O princípio básico para escolher um bom corte continua sendo o mesmo: levar em conta o seu tipo de cabelo e formato de rosto;
Algumas pessoas não aceitam o que têm por natureza, e na tentativa de mudar, acabam cometendo erros que podem ser difíceis de reparar, ou conseguindo um corte com dificílima manutenção!
Há outras características complementares, mas não menos importantes(que não são citadas nos demais blogs!), e que estão diretamente ligadas ao fato de que não adianta ir a um bom salão, fazer um corte bacana e não saber como mantê-lo!
Para isso, darei algumas dicas de finalizadores e alguns truques sobre como modelar o cabelo no dia-a-dia.
Como são muitas informações, dividirei as dicas em dois posts(fiquem tranquilos, a próxima vem em breve!).
Vamos lá:
Encare o espelho
Este é o passo inicial para descobrir o corte perfeito:
Olhar por um tempo para seu rosto diante do espelho, para descobrir qual o formato do seu rosto.
Basicamente, o rosto masculino pode ser quadrado, triangular, oval ou redondo.
Esta mesma informação você encontra em diversos blogs por aí...
O que ninguém conta é que estes formatos podem "se misturar", ou seja, seu rosto pode não ser puramente quadrado ou redondo...
A única forma de saber qual o formato do seu rosto é encarando bastante o espelho, tentando descobrir qual a forma predominante.
Algumas pessoas se confundem, principalmente por terem um queixo fino...
Mas caso você observe o rosto tentando obter um panorama geral, conseguirá perceber qual o formato(pode ser um puro ou dois formatos misturados, tendo um predominante).
Outra boa idéia é, depois de tomar um banho quente, tentar desenhar o formato do seu rosto no espelho. Mesmo que você não encontre um formato perfeito, vai ver um predominante.
Feita esta descoberta, eis as dicas:
Quadrado:
O rosto com esse formato caracteriza-se por ter medidas bem parecidas na testa, maçãs e queixo. Ou seja, é um rosto uniforme.
A dica é investir em cortes que vão no caminho oposto e garantem equilíbrio: os cortes irregulares, com pontas desconectadas.
Quem tem o rosto quadrado deve evitar dividir o cabelo no meio ou deixar a testa à mostra. Uma boa opção são as franjas laterais, que garantem uma expressão mais harmônica.
Triangular
Esse é o meu formato de rosto, e a principal característica é: testa mais larga e o maxilar é estreito(forma um triângulo de cabeça pra baixo).
Escolher o corte correto é fundamental para não parecer "testudo".
Durante muito tempo usei o corte joãozinho, e achava o formato da minha cabeça horrível.
A dica de ouro é: tirar todo o volume da lateral do cabelo, que é exatamente a parte mais larga da cabeça.
Os cortes desfiados são excelentes, pois tiram o excesso da parte superior.
A intenção, neste caso, é não chamar a atenção para a parte de cima da cabeça.
Oval
O rosto oval é aquele mais largo nas maçãs que no queixo e na fronte.
Por já ter uma relação harmônica entre os traços(testa e maxilar são bem proporcionais), dá uma maior liberdade na escolha do corte ideal.
Resumindo: se você tem esse formato de rosto, pode praticamente tudo!
Minha única dica é: tome cuidado pra não cobrir muito o rosto, pois pode trazer um efeito desproporcionalRostos redondos são aqueles que não tem angulos muito bem definidos, e aparentam mais largos nas bochechas.
Alongar é a palavra de ordem! Para isso, investir em cortes com costeletas, que criam uma espécie de "moldura", deixando o rosto mais quadrado.
Franjas penteadas na diagonal são uma excelente alternativa também.
No caso de topetes, fuja dos redondos!
O volume lateral também deve ser evitado
E os cacheados???
Não esqueci de ninguém!
Para os de cabelos cacheados ou ondulados, a dica é: nada de alisar!Valorize o que você tem, investindo num corte que deixe o cabelo com um aspecto natural, tipo desarrumado mesmo!
No próximo post tem dicas de finalizadores pra garantir um efeito bacaninha...
Espero ter ajudado com as dicas!
Passem para os amigos, e depois me contem como foi a mudança de visual!!!
E não esqueçam:
Quarta feira estarei ao vivo a partir das 19:30 no Hangout com a Carol Xavier e o Luís Aguiar, trazendo todas as novidades sobre o verão!
Comentários
Postar um comentário