São Paulo, SP, Brasil

Caça-refs: inspirações para transformar um banheiro sem carisma

banheiro pequeno simples e bonito como decorar gastando pouco

A essa altura do campeonato, talvez você já saiba que, depois de 2 anos morando nesse apartamento, eu decidi que tava passando da hora de dar um tapa no visual do banheiro (acredite, eu não tinha mexido em nada além de trocar os suportes de toalha e papel) e que, exatamente quando eu achei que conseguiria fazer uma reforma sem obra simplinha, sem nada muito mirabolante, a vaca foi pro brejo: foi detectada uma infiltração na garagem do condomínio que, de alguma forma, passa pelo nosso banheiro e, dias depois, descobrimos que o apartamento acima do nosso estava com infiltração também no banheiro, o que nos trouxe de brinde um teto arrombado com um balde pendurado em um cano e o terror de ter água escorrendo de fios de eletricidade...

MONA, que é isso, um filme de terror?

Essa situação rolou enquanto eu escrevia esse post, meses atrás e, apesar de nem saber se conseguiria encaixar um projeto no meu cofrinho atualmente, não custa sonhar, né. Então, aproveitando o contexto, eu decidi fazer uma mini coletânea de banheiros cheios de interessância para me inspirar e inspirar também você, que pode estar sofrendo do mesmo mal de banheiros sem carisma por aí, mas antes, um panorama do meu banheiro atualmente:

Confesso que não é o pior dos banheiros que já tivemos, afinal, a base é bem neutra (tirando essa faixa vermelha completamente aleatória).
Acontece que o layout é dos piores, nada funcional e com armazenamento praticamente inexistente. E é aí onde mora o desafio, afinal, eu confesso que não quero gastar muita energia, sabe?


Todavia, eu tinha um projeto na cabeça ainda antes de vir morar aqui e não sei se ele faria tanto sentido hoje, depois de viver no apartamento e sentir as necessidades reais, mas mesmo assim, bora sonhar um pouquinho...

Eu dividi as inspirações em blocos, sendo o primeiro deles, de banheiros dos sonhos, aqueles que eu adoraria ter caso dinheiro e espaço não fossem uma questão. Acho que ando numa vibe mais clean e natural e adoraria ter um banheiro numa vibe meio japandi, com tons neutros e acabamentos orgânicos, como os 3 exemplos acima.

De alguma forma, todos eles me remetem a memórias de infância, das coisas que eu via no Piauí e eu tenho vivido momentos de muita nostalgia com essas memórias -talvez seja um chamado para resgatar minhas raízes perdidas por aí.

O fato é que, ainda que eu tivesse total liberdade orçamentária para fazer modificações no banheiro que eu tenho aqui, acho que minha busca principal seria por conforto térmico, tendo em vista que o nosso é todo revestido com cerâmica/azulejo e, no inverno, se torna desagradável de todas as formas possíveis... foi daí que surgiu um segundo bloco de referências: o das inspirações mais aconchegantes.

Eu observei que praticamente todos os banheiros que mais me agradaram nos últimos tempos tinham muita madeira, que dá esse acolhimento visual e também uma melhor sensação térmica.
Também tô amando fortemente pias, armários, torneiras e espelhos antiguinhos. Dá vontade de garimpar, mas também da um pouco de preguiça porque eu sei que o tipo de coisa que eu gostaria e conseguiria colocar aqui não é tão fácil de encontrar (fala a pessoa que já procurou bastante e desistiu).

Pensando em algo mais factível -sabendo que o banheiro vai continuar sendo completamente revestido com uma base fria, e que trocar a louça não é uma opção (até porque as medidas aqui são todas justinhas, com quase nada de margem para troca)-, eu cheguei a um terceiro bloco de inspirações, sendo esse o mais pé no chão de todos:
Esse terceiro bloco é um pouco distante visualmente dos anteriores, mas para chegar a esse tipo de referência, eu fiz um caminho que aprendi na faculdade: abraçar o que eu tenho de possibilidade disponível no momento, ao invés de idealizar algo que tá distante e vai me fazer gastar energia demais.

Basicamente, eu só quero um banheiro com um pouco mais de personalidade e que me custe o mínimo possível (tanto em dinheiro quanto em energia); o desafio é fazer transformações reversíveis para evitar transtornos quando chegar o momento de sair daqui, portanto, estamos falando de intervenções mínimas, sem aqueles antes e depois épicos e cheios de malabarismos e quebra-quebra (Deus me livre quebra-quebra. Dá frio na espinha só de imaginar).

Basicamente, estou cogitando usar vinil para revestir as paredes e trazer alguns elementos mais orgânicos e naturais para deixar esse canto da casa mais integrado ao resto, que tá bem gostosinho e aconchegante 💕.

O que eu rabisquei toscamente no photoshop seria mais ou menos isso, ó:

projeto decoração banheiro pequeno sem reforma com vinil
Talvez você reconheça algumas dessas ilustrações: elas foram desenhadas muito tempo atrás, quando eu ainda morava em Brasília e comecei a desejar um banheiro cheio de ícones bem brasileiros/tropicais, mas não sei se essa a vibe faria sentido pra mim hoje -por isso tô bem confuso.
Todavia, parece ser o caminho mais factível, com menor impacto financeiro e logístico...
projeto decoração banheiro pequeno sem reforma com vinil

Acho que uma das formas de trazer sentido a essa ideia é misturar um pouco alguns truques e elementos pra chegar num resultado que ainda possa fazer sentido, mais ou menos assim:

banheiro pequeno simples e bonito como decorar gastando pouco

Meu receio é de cair numa estética muito cenográfica, que ficaria desconexa do resto da casa, que tem uma cara bem natural mesmo...
Para levar para o rumo que eu curto, acho que posso misturar alguns elementos e fibras naturais nos detalhes para dar a desejada sensação de conforto e aramados para otimizar a falta de armazenamento enquanto traz um pouco da estética de armazém do resto da casa pra cá também...

Descobri um pessoal que faz um trabalho incrível com madeira nesse estilo mais primitivo e tô considerando encomendar suporte de toalha e papel...

Mandem boas energias porque eu não faço ideia de como serão os próximos capítulos dessa história 🤡

Bjs e até a próxima, 

Math


P.s.: não esquece de salvar as refs na sua pastinha favorita no Pinterest (me segue lá pra gente trocar figurinhas) e, caso você não seja inscrita ainda, aproveita para se cadastrar para receber uma newsletter avisando dos posts novos na sua caixa de entrada. É de grátis, basta clicar aqui

Comentários