Bora tirar a poeira do arquivo das festas lindas que nunca viram a luz do dia?
Aproveitando que estamos no mês das crianças, eu queria trazer um dos projetos mais divertidos e lúdicos de festa que já fiz: a festa de 1 ano do Martin.
Essa decoração surgiu a partir de uma festinha que eu fiz pro Sushi, pensando em como seria criar livremente novas possibilidades para uma criança com idade parecida (na época, ele tava fazendo três aninhos e a festa dele vc vê aqui).
Paloma, a mãe do Martin, adorou a ideia de uma festa feita no tamanho da criança, onde ela está imersa na comemoração e começamos a planejar o primeiro aniversário dele assim, numa festinha no tamanho e na perspectiva dele, partindo da festa do Sushi como inspiração.
O projeto original (da festa do Sushi) foi inspirado no design de jogos infantis e também no traço da ilustradora Susie Hammer; na ocasião, eu queria criar uma cidade inteira pro Sushi, mas pela falta de tempo e pela complexidade, rolou só uma vilinha mesmo, que serviu como suporte para os docinhos.
Foi nessa mesma lógica de brincar com animismo, escala, cores e formas de um jeito bem lúdico que surgiu a festa do Martin, a partir de novas referências, entre elas, a ilustração de Yamauchi Kazuaki, toy arts e projetos de design de produto.
Para a cartela de cores, brincamos com o círculo cromático misturando tons vibrantes e pastel, fugindo do clichê das cores primárias e da zona afetada das cores de bebê, criando a partir da intersecção entre os essas duas possibilidades, com algumas pitadas de neon.
Na escolha dos objetos, junto com a mamãe do Martin, fizemos uma curadoria baseada também no contraste entre itens com pegada retrô bem nostálgica (dos chapeuzinhos aos itens da lembrancinha) e coisas mais moderninhas e descoladas, como os descartáveis inspirados no círculo cromático.
Em relação ao mobiliário, dispensamos uma mesa comum, alugamos um painel redondo para o fundo e eu fiz os módulos com caixas de papelão, que serviram de base para o bolo e os docinhos.
Para não perder a proporção, um arco de balões em tamanho pequeno, respeitando a cartela de cores e mantendo a harmonia.
Falando no bolo... nossa intenção era brincar mesmo com a nostalgia das memórias afetivas e pedimos para a Thais Terra um bolo baixinho, com granulado colorido e carinha de "feito em casa" (e, mais uma vez, eu amei o resultado).
Eu não sei vocês, mas eu não sei lidar com esse aniversariante super fofo chegando na festa e se divertindo com todas essas cores juntas, misturadas ali, entre caixas, comidinhas, docinhos etc...
Um ponto importante era pensar como ficaria a composição para a hora da foto dos parabéns, já que os adultos estariam em pé.
A solução: preenchemos uma parte do espaço negativo com uma piñata de número 1, que era também a ilustração do convite da festa.
Para o projeto gráfico, eu criei ilustrações baseadas em formas geométricas simples, brincando bastante com as cores e padrões e a gente tirou o máximo proveito: levamos para a sinalização dos ambientes, os toppers, a decoração dos docinhos em si (os pães de mel com a estampa ficaram uma graça) e também para os bolinhos no pote -que viraram centro de mesa, apoiados em cima de pequenos cilindros de acrílico com balões e colméias de papel dentro.
Um dos detalhes do briefing da festa era que o número de convidados seria menor do que as festas geralmente feitas pela Paloma e ela queria dedicar mais atenção ainda aos pequenos, então a gente fez uma adaptação no interior do salão e, além da mesa infantil, eles ganharam também um espaço para brincadeiras e oficinas, com supervisão das tias da Aloha, respeitando a diferença entre a idades dos convidados.
Na mesa infantil, a gente queria cordões de balões Lig-Ball flutuando acima das comidinhas e das crianças e a Art-Latex enviou vários pacotes pra gente, nas cores da festa; pra quem não conhece, Lig-Ball são balões com duas pontas, que permitem amarrar um balão ao outro, formando um "cordão de bolinhas", tipo o que a gente fez na festa, que você confere logo abaixo.
Mas antes, um obrigado especial ao Gabo e à equipe da Art Latex pelo kit lindão que ajudou a deixar essa parte da festa do jeitinho que a gente imaginou ☺
Como não havia nenhuma estrutura para isso disponível no mercado, a gente construiu/improvisou uma, usando canos de PVC.
No meio da festa, deu uma balançada, mas a gente correu, colocou tudo no lugar e a festa seguiu :)
Ficou um canto muito fofo e dava pra ver que as crianças estavam curtindo muito.
Ainda do lado de fora do salão, instalamos um photo booth feito de balões e colméias, que davam as boas vindas aos convidados com as cores da festas e serviram de fundo para fotos bem divertidas.
Lembra do projeto gráfico que mencionei logo ali em cima? Então, as ilustras foram parar também nas sacolas das lembrancinhas, que eram de algodão cru e a gente customizou com as ilustrações feitas para a festa:
Paloma arrasou na ideia da lembrancinha: um livrinho fofo acompanhado de guloseimas, pequenos objetos e brinquedos retrô. Tudo tão lindo que a gente precisou fazer uns flatlays pra guardar de recordação.
Martin já fez mais um aniversário -dessa vez, em meio à pandemia- e eu ajudei a decorar uma mini festa no quartinho dele. Prometo me esforçar mais e demorar menos para compartilhar os dois anos dele aqui, rs.
Eu amo quando projetos tem abertura para manualidades e experimentação, pois os resultados são muito mais cheios de personalidade, de história e autenticidade.
A festa do Martin foi um dos projetos que mais gostei de desenvolver até hoje, particularmente pelo "desafio" de fazer uma "festa de menino" com muito carinho nos detalhes, criando um ambiente e uma experiência livre de clichês e sem aqueles medos e apegos bobos do que é definido como "coisa de menino" -algo que eu considero surreal/nonsensepara uma festa de um ano.
Colocar a mão na massa revisitando uma proposta que eu já havia criado antes, tentando extrair algo novo que fizesse sentido para a família e que combinasse com a vibe do Martin, que é uma criança fofa, sorridente e muito carismática, foi uma aventura delicinha de se viver.
Viva o Martin!
Bolo: Thais Terra
Macarons: Macarons da Ana
Doces: May Cakes
Mobiliário: Dona Festeira
Acervo objetos e complementos: A Garimpeira
Balões Lig-Ball: Art Latex
Arco e Photobooth: Planet Balloon
Fotografia: Alba Apen + Fotos da Milca
A minha agenda para o primeiro semestre do próximo ano está aberta!
A pandemia tá rolando, sim, mas as comemorações não precisam parar pois elas ajudam a dar sentido para a vida nessa confusão toda e a gente se organiza para fazer tudo da forma mais segura possível pra todo mundo, combinado?
Bjs do Math e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário