Foi desse desejo que surgiu o conceito do editorial que abre o nosso especial de carnaval deste ano, que está sintetizado no painel de referências aqui em baixo:
Como sempre acontece aqui, o tema foi trabalhado a partir de recortes baseados em sensações, saindo da cara óbvia e literal do carnaval com todos os seus excessos até encontrar outras perspectivas e percepções sobre essa festa tão incrível onde, aconteça o que acontecer, as pessoas se jogam sem medo de julgamentos e, menos ainda, de ser feliz.
Mas eu não queria qualquer rua, e já que tenho verdadeira paixão pelos bloquinhos de carnaval de rua das antigas, escolhi Pirenópolis, em Goiás, como cenário para este projeto, um dos cantinhos mais fofos de toda essa região.
Pra quem ainda não conhece, eu já mostrei a cidade em detalhes várias vezes aqui no blog.
A narrativa de "arco-íris no céu após uma chuva de verão" por si só trouxe elementos incríveis pra desenvolver um editorial dividido em duas partes, sendo a primeira, mais leve, focada no verão...
Para este primeiro momento, cores suaves que lembram sorvete se misturam com tons vibrantes e cítricos, tanto na beleza das modelos quanto na escolha das peças: eu imaginei um carnaval onde todo mundo pudesse se sentir livre para curtir, então, todos os looks tem muita perna de fora, por exemplo, mas de uma forma divertida, sem compromissos com a sensualidady.
Uma das minhas "preocupações" em todos os projetos aqui do blog, que geralmente são mais conceituais, é que mesmo com todo esse outro jeito de enxergar as coisas, o tema não se perca e seja reconhecido por todo mundo, desde o primeiro contato visual.E neste caso, um dos caminhos que encontrei para manter o carnaval bem representado aqui foi convidando a Gabriella Buzzi, que tem ganhado cada vez mais destaque aqui na cidade ano após ano com suas coroas e adereços de carnaval (que você pode comprar aqui).
Mas além disso, ela tem uma vibe tão mara que, por mais que suas criações sejam incríveis, uma simples gargalhada dela consegue espalhar essa energia de festa no ambiente.
As brusinhas customizadas que já se tornaram uma tradição por aqui não poderiam ficar de fora, obviamente. Fiz dois modelos de estampa que estarão disponíveis pra download nos próximos dias por aqui, então, fiquem atentas :)
Eu queria uma nadadora super delicada, fácil de fazer e reproduzir, então, fiz uma touca -vou ensinar como faz um tutorial no Youtube nos próximos dias- que você pode reproduzir em casa e combinar com qualquer body/maiô que você tenha guardado.
Aliás, a idéia de pensar nas roupas que já temos em casa como potenciais looks para o carnaval é o diferencial dos especiais de carnaval aqui do blog, afinal, eu não vejo muito sentido em gastar dinheiro com algo (principalmente se for fantasia barata e sem personalidade) pra usar apenas uma vez e depois jogar por aí, como se isso não fosse ter nenhum impacto ambiental.
Sério: você já parou pra pensar na quantidade de lixo (com plástico, metal, tecidos sintéticos e outros materiais que se perpetuam por aí) que é jogado fora depois da folia de carnaval?
Sem julgamentos, pois carnaval é momento de se jogar mesmo, mas a gente precisa repensar essa lógica, se divertir de forma mais consciente e gerar menos lixo, como em todos os outros momentos do ano.
E vamos combinar: uma camiseta leve e divertida (que você pode usar quantas vezes quiser depois do carnaval) com um body + pompons no tênis é um look tão incrível pro carnaval que affe, não sei nem lidar 💖
Eu sei que no carnaval todo mundo ama se cobrir inteir@ de gliter, mas também tentei fugir um pouco disso e pedi pra Jacke (maravilhosa) colocar apenas pontos de cor na maquiagem das meninas -e não sei vocês, mas eu amei o resultado.
Ideias fofas de styling que você pode pensar no seu look pra se jogar nos bloquinhos também: colar de pompons, super leve e fácil de fazer (a amarração é feita com um barbante encerado colorido) e vários pins na gola da camiseta -a idéia surgiu do nada aqui enquanto estava editando os looks e amei o resultado.
Era arco-íris que a gente queria, né?
A Gabi trouxe um na cabeça!
Aliás, eu amo muito esse acessório -tem uma nuvem de pompom holográfico de onde saem franjas coloridas, não tem como não amar.
Aproveitando essa foto maravilhosa da nossa nadadora pra dar uma dica pras migas que ficam meio perdidas ou sem ideia de que fantasia fazer: eu mostrei nos stories semanas atrás que amo buscar referências folheando revistas antigas, livros, trabalhos de ilustração/croquis de moda vintage e por aí vai.
Como tudo na vida, acho que o lance é expandir um pouco mais o olhar e parar de pesquisar só na internet, onde seu navegador e todas as suas redes já são "viciadas" e entregam só o que os algoritmos deduzem já ser seu gosto -o que te impede de descobrir coisas fora da sua bolha.
Pra segunda parte, a gente foi atrás de cores mais vibrantes pela cidade e também de raios de sol para amarrar direitinho a narrativa do editorial.
Além disso, a gente colocou mais intensidade nas cores dos looks também.
Eu queria que um dos looks trouxesse a idéia de um prisma que pudesse espalhar cores pelas ruas da cidade e daí surgiu este bolero feito de franjas holográficas.
Pra diferenciar do outro look com franjas, criei uma ombreira com pompons coloridos que se conectam também com a história das cores dentro deste look.
Dias atrás, eu falei aqui no blog do trabalho da Rachel Burke.
Eu sou apaixonado pelas peças cheias de brilho criadas por ela há anos e me perguntava como poderia fazer algo parecido em casa, já que o frete para trazer uma jaqueta ou vestido dela da Austrália pra cá provavelmente não ficaria barato; e depois de muitos testes, consegui fazer este colete, que é uma das minhas peças favoritas de todo o editorial e que representa o brilho que o carnaval pede, como uma alternativa também ao uso do gliter -que, como já mencionei antes, eu quis reduzir desta vez.
Outra referência maravilhosa do editorial veio direto dos desfiles de alta costura de Paris: Giambattista Valli, Schiaparelli e Rodarte tiveram seus momentos de muito volume com camadas e mais camadas de tule nas passarelas e quando bati o olho nas silhuetas dos desfiles, pensei em carnaval, afinal, apesar de ser belíssimo, quando na vida as pessoas tem coragem de usar algo tão "chamativo"?
A resposta é carnaval mesmo, hahaha
Aqui, eu coloquei mas mangas/ombreiras no top com alfinete.
O conjunto de top faixa e hot pant pink neon é da Vila e eu acho que esse tipo de conjunto é coisa básica de se ter na vida.
Seguindo a nossa lógica de customização: você causa no bloquinho com um look "Carmen Meets Alta Costura", depois remove a parte do tule e vai causar belíssima na praia ou na piscina, como se nada tivesse acontecido 👏👏👏
Não sei se ficou claro pra todo mundo, mas eu tentei mesclar as referências lá da alta costura com o visual/silhueta da Carmen Miranda: em vários momentos, seus looks tinham decote ombro a ombro com bastante volume -e a bicha ainda colocava informação na cabeça.
Ícone!
Furacão!
Eu amo que o carnaval me obriga a sempre pesquisar um pouco mais sobre a história dessa mulher e amá-la cada vez um pouco mais.
Na verdade, da vontade de usar todo dia, na vida real mesmo, pra ir na padaria. Bem coisa de gente que acha que gliter e arco-íris podem ser consideradas cores neutras, ahahaha
Vou contar mais detalhes sobre o colete de franjas metalizadas no tutorial, mas queria apenas dizer que eu gastei apenas 30 reais para fazer, tá? Sim, eu disse trinta :)
E se o primeiro momento era mais calmo, na segunda parte, a gente tem, além de mais cor e brilho, movimento -até porque carnaval que se preze não orna com ficar parado, né non?
Aqui, a inspiração dos blocos de rua das antigas ganham um pouco de espaço e as meninas ocuparam a rua espalhando cor e brilho :)
Bendito seja o horário de verão que nos permitiu cliques na golden hour com esse resultado maravilhoso.
Aliás, esse dia foi super intenso e, quando parei pra descansar, tinha contabilizado 17 horas de trabalho sem intervalo. E o mais louco de tudo isso é que a dedicação e a empolgação em ver um projeto ganhando vida são tão absurdas que eu só sinto o cansaço depois que passou, rs.
Das semanas de moda (e também da Rachel Burke) veio inspiração para fazer esses óculos mega exageradões com pedrarias e lentes coloridas, como uma forma de representar essa procura pela luz e pelas cores.
Super carnavalesco, fácil, rápido de fazer e ainda por cima, barato.
Melhor, impossível.
Talvez algumas pessoas estranhem uma produção carnavalesca onde não se tem camadas e mais camadas de estampas se sobrepondo, mas eu acho que a grande sacada aqui foi exatamente substituir a estamparia -que é algo mais fácil de se assimilar como algo temático- por texturas, volumes e também brincando com elementos mais simples, como as cores, até porque a grande questão pra mim aqui é sempre apresentar outras alternativas ao óbvio e estimular a experimentação...
Vai dizer que não ficou carnaval purinho essa mistura de brilho com pink neon?
Entre uma correria e outra, gravei alguns takes que resultaram nesse teaser super fofo:
E assim fizemos um retorno aos especiais de carnaval com um editorial clean, leve e ainda assim, super divertido e alto astral, focando na customização rápida, prática e fácil, fugindo das fantasias literais e caricatas buscando gerar menos impacto ambiental.
Espero ter conseguido e quero saber o que vocês acharam, tá?
E o nosso especial tá só começando, afinal, tem chuva de tutorial vindo por aí, então, fica de olho aqui, se inscreve no canal e não esquece de compartilhar os DIYs que você fizer nas redes sociais usando a nossa hashtag #FAZAIBONITA e me marcando. Tô curioso pra ver como vão ficar as versões de vocês.
E por último mas não menos importante, vamos enaltecer as pessoas incríveis que se dedicaram e se empenharam para que esse material lindo ficasse pronto:
Concepção e produção: Matheus Fernandes
Styling: Matheus Fernandes e Sabrina Pessoa
Fotografia: George Lucas
Modelos: Gabriela Buzzi, Lorena Loschi, Lorena Sousa, Rayssa Brito
Beleza: Jackeline Monteiro
Trilha: Gus Pessoa
Agradecimentos: 3 Models, BuzzieUse, Vila, Planet Balloon, Thiago Rodrigo
A tia pode fazer um pedido?
Se você realmente curtiu o editorial, não deixe MESMO de compartilhar, seja enviando o link para uma amiga via whatsapp (joga no grupo da família pra quebrar aqueles assuntos chatos, rs), salvando nas suas pastas no pinterest e conhecendo o trabalho das pessoas incrivelmente talentosas que fizeram mais esse editorial acontecer com muito esforço, dedicação e, sobretudo, amor.
Bjs do Math e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário