Durante a passagem por uma das tantas lojinhas fofas em Paris, encontrei uma linha de papelaria colorida de festas que automaticamente virou minha inspiração para o natal aqui de casa esse ano...
Os produtos me inspiraram a pensar em um natal cheio de cores e divertido, com um toque lúdico que remetesse à busca pela forma leve como uma criança enxerga o mundo.
Não que fosse um projeto de decoração infantil, mas que se conectasse com a nossa criança interior.
Pensando nisso, defini a cartela de cores e trouxe ilustrações inspiradas em desenhos e histórias infantis, com muito branco e respiros pra destacar o "arco-íris" formado no centro da mesa com pinheirinhos coloridos (aqueles que eu ensinei nesse post (link com vídeo) no ano passado) e também nos descartáveis utilizados na composição.
Mas, Math... descartáveis?
Sim, ué. Porque não? Rs.
Bem, a verdade é que eu fiz essa mesa pensando numa alternativa fofa para o café da manhã do dia 25 (descartáveis são mais facilmente aceitos numa mesa de café do que em um jantar, é claro), já que todo mundo fala sempre da mesa da ceia no dia 24, mas uma das minhas partes favoritas no natal é meu lado taurino acordando muito satisfeito pensando em panetone e todas as sobremesas que sobraram virando café da manhã.
Pode? Acho que ninguém vai me impedir, né non?
Hahaha
Óbvio que a ceia tem seu significado e sua importância, mas eu realmente amo mesas de café da manhã coloridas, porque elas ajudam a gente a começar o dia de forma mais inspiradora e isso não tem preço.
Além disso, nada impede que você adapte as idéias e detalhes para a mesa da ceia (ou até mesmo um aparador ou móvel de apoio)... Mas aqui meu foco foi a manhã do dia 25 porque eu queria essa vibe mais solar mesmo (e realmente pretendo repetir a decoração aqui em casa na vida real, viu...).
É óbvio que não posso desconsiderar também o fato de que não temos muito espaço aqui em casa, então, montar uma super mesa é complicado e eu gosto desses desafios de encontrar soluções para falta de espaço, que é algo comum na minha vida, rs (Ana Hickman, me empresta tua sala rapidão, nunca te pedi nada). Essa mesa de chão, por exemplo, foi montada no meu home office e comportaria tranquilamente 6 pessoas para um café bem informal e aconchegante
Mais uma vez: o segredo da harmonia da composição está em uma base branca com muitos respiros. Se você reparar bem, minha cartela de cores não é tão limitada e nem muito discreta: ela vai de tons pastel a neon e inclui detalhes metalizados. Ainda assim funcionou e a mágica do visual leve e moderninho (quase pinterest da gringa) se deve à predominância do branco mesmo.
Consegue imaginar os tradicionais verde, vermelho e dourado ali na mesma proporção?
O resultado seria igualmente moderno e fofo, posso afirmar ;)
O balão branco suspenso ajudou a manter o foco da cor em um único ponto e as fitinhas trazem brilho e conectam a decoração da mesa com o que está no alto, fazendo uma junção visual e trazendo o clima festivo.
As letrinhas penduradas na parede eu trouxe de Paris também, mas poderiam ser substituídas por etiquetas adesivas em formato de estrelinha, por exemplo. Barato, fofinho e nem precisa sair do bairro pra isso :)
Eu contei com o acervo da A Garimpeira pra deixar a mesa mais completa, começando pela toalha maravilhosa com bordado de estrelinhas e aí fica uma boa dica: você não precisa se preocupar em comprar um monte de coisas pra usar apenas uma noite na vida.Alugar peças pode ser uma ótima opção, tendo um custo baixo e não ocupando espaço na sua casa posteriormente.
Mas se gastar dinheiro com aluguel ou compra de peças para decorar mesa está fora do seu contexto, vale lembrar que eu sempre dei muitas dicas aqui de como improvisar e substituir algumas coisas na decoração das festas em casa.
Aqui, por exemplo, eu usei um suporte para dar altura aos pinheirinhos que eu queria que se destacassem no centro da mesa. O mesmo suporte poderia tranquilamente ser substituído por um copo ou uma caneca e um prato simples da sua cozinha.
O importante mesmo é arriscar e colocar muito carinho em tudo, sempre.
Por falar em carinho, diz aí se esse pratinho de coração não é um amorzão em forma de descartável
O mesmo serve para os talheres.
💖
Outro detalhe muito importante é que mais uma vez eu não tive quase nada figurativo que remeta literalmente ao natal: um total de zero papai Noel, renas e afins.
Os pinheirinhos foram o suficiente para trazer o tema (gastando pouquíssimo -na verdade, reutilizando os do ano passado) e, para reforçar a vibe natalina, espalhei algumas bolinhas e guizos (AMO) preenchendo os espaços na mesa.
Fica a dica pra quem não tem muito espaço e, por isso, não pode ter muitos enfeites natalinos em casa.
A estrela cadente, que foi um dos elementos escolhidos para o natal aqui em casa (por representar a noite de natal e a crença nos desejos e sonhos) foi o um dos destaques tanto na criação quanto na escolha da cartela de cores e, pra mim, foi o suficiente, dispensando elementos literais, que eu não curto tanto.
Ah, o cracker (eu não sei o nome disso em português, ficaria muito grato se alguém soubesse me informar como se chama), essa "balinha" de papel eu fiz atendendo aos pedidos de algumas amigas através de uma enquete que fiz no insta sobre quais seriam os melhores freebies para um kit de papelaria natal: muita gente pediu por algo para marcar lugares com nomes na mesa.
Fui além e pensei que além de apenas marcar o nome, seria legal se esse item trouxesse algo mais. Que tal entregar um mimo para cada pessoa à mesa? Então, minha sugestão é escrever o nome (antes de começar a montagem), abaixo ou acima da estrelinha e colocar confete, docinhos ou mini presentinhos dentro de cada um deles.
Gostou?
Aproveita e baixa o freebie clicando aqui. Aproveita e baixa o kit de papelaria desse ano que tá nesse post aqui e não esquece de pinar o post no seu board natalino lá no pinterest usando a imagem abaixo:
Por hoje é isso, migas.
Espero que tenham gostado e que o natal de vocês também seja cheio de cores, estrelinhas e muitos desejos se tornando realidade.
Feliz natal e boas festas pra gente, meus amores.
Bjs do Math e até a próxima!
Toalha, almofadas e complementos: A Garimpeira
Balões: Planet Balloon
Comentários
Postar um comentário