Desde o comecinho de tudo, este editorial me instigou e foi trazendo reflexões que eu mesmo não sabia exatamente onde chegaria.
No começo, achei que estaria apenas estimulando você, que tá do outro lado da tela, a repensar os rumos da sua vida no ano que se inicia, qual foi a minha surpresa ao descobrir que, no fim de tudo, eu estava falando comigo também...
2018 foi o ano em que eu realmente descobri qual o meu propósito aqui, neste espaço, que existe há 7 anos. E sim, é muito louco pensar que por todo esse tempo, eu não sabia exatamente o porque de fazer tudo isso, mas segui fazendo por acreditar e pela necessidade de ter algo que me fizesse sentir vivo e útil ao mundo.
Descobrir seu propósito TRANSFORMA tudo e é isso que eu tenho sentido: que tudo está mudando/evoluindo para algo cada vez maior do que eu mesmo e do que você que tá do outro lado da tela -a mensagem de cura, transformação e superação que a gente vai levar junt@s para mais e mais pessoas.
REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES
Das minhas infinitas pesquisas por horas e horas no pinterest, srugiu um crush repentino por lilás, uma cor cheia de significados incríveis -como por exemplo, novos caminhos, transformação e espiritualidade, que é exatamente o que eu sinto que a gente tá precisando neste momento.Eu queria de alguma forma ter essa vibe meio mística que o lilás desperta na gente, mas como conseguir isso de uma forma não caricata (afinal, é um editorial de festa, né)?
Foi aí que entrou o holográfico, que, por si só, traz brilho (YASSS, QUEEN), cor e, de quebra, remete a galáxia. Assim, os significados já estava por todo o cenário sem confundir a mensagem que deveria ser transmitida.
Junto com os significados do lilás e do holográrico, eu quis trazer referências de um movimento que tenho visto cada vez mais forte no design de interiores (ganhando destaque nos sites de tendência) e que vi de perto nos cantinhos mais descolados de Londres e Paris: uma onda de retorno das curvas e formas arredondadas, que reforça a fluidez que eu precisava para o tema, afinal, não dá para falar de transformação de forma rígida, se a gente deseja que ela aconteça naturalmente...
E as franjas... ahhhh, as franjas!
Tenho vivido um relacionamento amoroso muito sério com o trabalho da Bangin Hangins e da Rachel Burke, que trouxeram as franjas para festas/eventos e para a moda de uma forma super divertida, colorida e nada básica.
Tanto a cor lilás quanto as franjas e as curvas são algumas das minhas apostas de tendências para 2019 no design visual de maneira geral, afinal, tudo está conectado e eu acho que estas referências visuais vão ganhar cada vez mais espaço nas nossas casas, roupas, acessórios e, porque não, nas festas também...
Todas as inspirações foram transformadas em uma playlist que vai desde a vibe mais mística/cósmica até uma festa bem disco super dançante que está no meu spotify e você pode conferir clicando aqui.
O resultado de toda esta loucura tá bem aqui em baixo:
O cenário foi construído em camadas e com poucos elementos de propósito, afinal, a idéia é inspirar você a fazer um cantinho para fotografar e guardar com você este momento de mudanças onde mais uma fase se inicia na vida da gente.
Óbvio que a mensagem tava presente nos looks e na beleza também, afinal, a gente não brinca em serviço...
Para o editorial, o cenário foi feito em tamanho "grandinho", para comportar nossas três modelos maravilhosas, mas em casa você pode tranquilamente fazer algo menor.
Mais uma ideia fofa que você pode facilmente reproduzir em casa: biscoitos da sorte (com gliter, afinal, na maior festa do ano, a gente não poupa brilho, né).
Colamos o gliter (comestível) usando álcool de cereal para fixar; é super fácil de fazer e você encontra os materiais em lojas de festa/confeitaria. O biscoito da sorte você encontra em casas de produtos orientais (aqui em Brasília, comprei no Mikami, na 414 Sul)
Não sei explicar o quão apaixonado estou pelos balões de estrela no cenário.
E uma dica rápida de quem tá acostumado a fazer cenários para fotos: balões no chão sempre ajudam a dar cara de festa e deixam essa parte mais bonita, ajudando a disfarçar aquele piso que não combina muito com o cantinho que você produziu... 😉
E o nosso bolo, ornando em todos os detalhes com o tema do editorial?
😍 😍 😍
Na foto não dá pra ver direitinho, mas ele brilhava em todas as cores imagináveis.
Bem holográfico, cheio de estrelas e com as formas do nosso cenário.
Suspiros, muitos suspiros...
A segunda parte foi baseada em cores quentes: vermelho, pink e coral, para contrastar com o cenário, trazer uma pegada mais irreverente e mais próxima da vida real -afinal, a gente adora vestidos finíssimos, mas a vida é um eterno hi-lo e a valorizar e amar o simples e trivial faz toda a diferença.
Não sei vocês, mas eu queria estar nessa festa tipo AGORA, ahaha.
Acho que eu mesmo nunca tinha parado para prestar atenção em como uma cor fria, como lilás, poderia casar tão bem com uma cor quente como coral e gerar uma energia tão boa...
Se tem alguma coisa mais phyna do que passar a virada de ano comendo macaron com brilho holográfico, esqueceram de me avisar... rs.
E o tutorial para montar esse cenário lindo, super fácil e barato tá bem aqui em baixo. É só apertar o play:
Posso falar? É realmente fácil e rápido de fazer. E como falei no vídeo, se você não encontrar a cortina metalizada por aí, não é motivo para não fazer. Versões coloridas ficam lindas também. E se você quiser muito o brilho, é só usar fita metalóide.
Pra finalizar, eu queria só dividir com vocês que, apesar de ter em mente o tempo todo que queria que o editorial fosse sobre novos caminhos, eu não havia percebido algo mágico que estava acontecendo: este editorial foi executado com a participação de várias pessoas com quem eu ainda não havia trabalhado e só me dei conta disso durante o clique desta última foto aqui em baixo, a foto da equipe:
Pouca gente sabe, mas eu comecei o blog após ser demitido do meu trabalho formal e era apenas um hobby, como uma tentativa de descobrir uma nova possibilidade de carreira -web designer, talvez...
E, no comecinho de tudo, sem sequer ter uma câmera, eu já sonhava em criar histórias dentro de um universo onde outras pessoas sonhadoras pudessem se encontrar e compartilhar comigo das descobertas que fazem parte deste caminho.
Ver o resultado de mais um trabalho feito com tanto carinho e com tanta gente maravilhosa e talentosa por perto me enche de orgulho, não apenas pelo resultado do trabalho em si, mas por saber que isso aqui se tornou algo muito f*d@: uma plataforma onde não apenas eu, mas qualquer pessoa que tenha um trabalho incrível e precise de espaço, possa se juntar, ralar um bocado e aparecer.
Vamos enaltecer essa galera maravilhosa que fez esse editorial incrível acontecer pra gente fechar 2018 com chave de ouro?
Concepção: Matheus Fernandes
Produção e Styling: Matheus Fernandes e Eleanor Portela
Locação e mobiliário: Dona Festeira
Bolo: Thais Terra
Macarons: Nube Café
Balões: Planet Balloon
Flores: Moça do Buquê
Vestidos: Lucila Pena
Fotografia: George Lucas
Beauty: Edu Richttenfuor
Modelos: Mariana Rodrigues, Lorena Sousa, Niágara Tavares
E um obrigado especial do fundo do coração a duas amigas que não participaram efetivamente em cena, mas ajudaram em partes essenciais do editorial: Athena Melo e Flavia Dutra.
Encerro mais um ciclo com a certeza de que falar, estimular e viver sonhos vale a pena. E isso é por causa de vocês.
Vamos continuar sonhando e construindo junt@s em 2019?
Não aceito nada menos que um sim como resposta, rs.
Gostou do post?
Pine ele nas suas pastas no Pinterest ↓
Obrigado
Bjs do Math e até o próximo capítulo!
Comentários
Postar um comentário