3 livros de moda essenciais

matheus fernandes

Dia desses eu discutia com uma pessoa sobre a visão de moda que (de maneira geral) temos em nosso país; ainda existe muita gente enxergando o assunto de forma equivocada, fútil e vazia. Tem também um outro time, o de quem se autoentitula profissional da moda sem ter a menor disposição pra encarar os estudos de frente. E, olha, nem tô falando de entrar numa faculdade não, viu?

Obviamente, a vida acadêmica nos impulsiona e nos dá ferramentas e apoio teórico mais robusto, porém tem muito curso técnico excelente acontecendo por aí, além de excelentes títulos nas prateleiras das livrarias. Mas cadê a galera "das modas" estudando e discutindo assuntos realmente interessantes nas rodinhas dos eventos da vida?

Pode soar um pouco grosseiro o que vou dizer a seguir, mas, acreditem, é com toda serenidade no coração que expresso minha sincera e humilde opinião (e juro de dedinhos juntos que não há aqui a menor intenção de ~jogar indiretas~): eu acredito que boa parte da parcela de culpa por muita gente ainda ver moda como algo fútil se deve a essa turma que não faz o menor esforço e não se dedica pelo menos à leitura de um livro com conteúdo sério.

Sonhar em ter/usar Chanel, Prada e Lanvin é normal (quem nunca?), mas eu não acredito que a experiência de satisfação através do consumo possa ter algum sentido se você não tiver ao menos uma noção da relevância histórica e social que se deve à moda e às grandes grifes.
Vamos deixar a ostentação um pouco de lado e levantar uma bandeirinha pela cultura, amigos e amigas?
Parece papo de CDF chato, né? Mas não é. Juro! É apenas opinião sincera de alguém que realmente ama e tenta entender a lógica por trás da moda e todo o delírio de consumo que essa indústria alimenta todos os dias.

Mas e daí que de nada adianta eu apenas me posicionar sobre isso se não fizer nada pra contribuir de alguma forma, né? Por isso decidi criar esta pequena lista com alguns dos livros que li e mais gostei no decorrer dos últimos meses, falando sobre moda com uma linguagem simples e acessível, pra ninguém reclamar de escritores chatos e blá blá blá... Dá uma olhadinha:

Moda e Comunicação, de Malcolm Barnard
matheus fernandesUm dos primeiros livros que peguei na biblioteca da faculdade. Fala sobre a história da vestimenta/indumentária desde os primórdios e o significado que a mesma tem perante a sociedade, com todos os seus signos. O mais legal é que o livro trabalha de forma bem clara os conceitos de moda e antimoda e moda e indumentária. Pode parecer coisa boba, mas saber diferenciar esses conceitos é algo fundamental antes de abrir a boca pra falar de moda sem passar vexame, viu?

Você vai usar o conhecimento desse livro para:
Conseguir pensar e falar sobre moda de forma mais inteligente, considerando que você vai entender melhor o que há por trás do que chamamos de moda hoje.

Compre o seu aqui


Consumo Autoral, de Francesco Morace
matheus fernandes

Esse não é um ~livro de moda~ em si, porque o seu conteúdo pode ser direcionado a qualquer área que estude pessoas como público alvo, visando à construção e criação de uma marca; nele, você vai aprender que existem padrões comportamentais que guiam as grandes marcas na criação de suas estratégias comerciais, visando "fisgar" o consumidor de maneira mais eficaz, ou seja: como não jogar tempo e dinheiro fora tendo idéias maravilhosas para pessoas erradas.
Me apaixonei de verdade pelo livro quando comecei a me ver refletido em um dos núcleos geracionais explorados no livro; fiz uma autoanálise e notei que tudo o que estava ali escrito fazia muito sentido!

Você vai usar o conhecimento desse livro para:
Entender melhor o mercado e analisar de forma mais perspicaz o consumidor, que deve ser o foco de quem pretende ter uma marca própria, independente de qual seja o segmento.

Compre o seu aqui

Como Montar E Gerenciar Uma Marca De Moda, de Toby Meadows
matheus fernandes

Esse é o que estou lendo no momento, e que está me ajudando bastante no desenvolvimento do TCC; ele dá um "banho de água fria" logo no primeiro capítulo, jogando na cara das bonitas toda a verdade sobre o que é ter uma marca de moda na real. A gente logo nota que o glamour fica só nas campanhas e vitrines, que são a ponta do iceberg. Por trás de tudo isso há muita ralação, planejamento, cálculos e um pouquinho de dor de cabeça, às vezes. Mas se isso é o que você realmente quer, você vai conseguir chegar nos próximos capítulos e encontrar fontes de motivação! Aliás, o livro vem com vários exercícios práticos, e um deles é exatamente colocar na ponta do lápis os prós e contras de ter um negócio de moda. 
Obviamente, o livro não fala só de coisas ruins: ele vem repleto de dicas bem objetivas pra você começar a estruturar seu plano de negócios e colocar a mão na massa. Super recomendo!

Você vai usar o conhecimento desse livro para:
Decidir se quer mesmo trabalhar com moda ou não. Se a resposta for um joinha feliz, você vai ter um excelente guia (tipo BFF) pra te ajudar a superar os percalços do meio do caminho!

Compre o seu aqui


Espero que a lista ajude e seja útil, assim como a leitura desses 3 livros tem sido pra mim!

Logo mais, farei um outro post falando sobre as possíveis carreiras pra quem estuda ou pretende estudar moda. Fiquem de olho...

Bjs do Math!

Comentários

back to top