Na verdade, isso aqui não seria um post...
Fiz esse painel de tendências durante uma pesquisa pra nova coleção da So Cute, mas curti tanto a diagramação meio "improvisada" que acabei decidindo postar aqui um pouco do que veremos nas revistas, nas lojas e nas ruas em 2014.Décadas:
Uma salada com referências dos anos 40's/50's, 60's, 80's e 90's invadiu as passarelas e o mundo da música. Mas calma, não é pra usar tudo de uma vez só! Explico melhor (em ordem cronológica, pra organizar!) a seguir.
1940-1950: as referências apareceram nos últimos desfiles de inverno da Prada e da Louis Vuitton, com inspiração no Cinema Noir, um estilo de filme que surgiu a partir de romances policiais (escritos ainda da década de 30) e que tinha como principal característica o alto contraste entre o preto e o branco, que servia como pano de fundo para histórias de personagens desesperados, geralmente envolvidos em algum crime; as referências estéticas derivadas para a moda foram imagens de mulheres sexy e misteriosas. Como tudo isso vai chegar às ruas? Através da lingerie, que ganha destaque nos looks (vide o desfile da Louis Vuitton pautado em camisolas e pijamas), da cintura marcada e das saias rodadas, que voltam à cena, e de uma beleza cuidadosa/propositalmente desleixada que completa o visual.
1960: Ralph Lauren, Blugirl, Miu Miu e Jeremy Scott foram alguns dos nomes que investiram no mood sixties em seus últimos desfiles, o que comprova: os anos 60's estão de volta! A silhueta evasê, a inocência assexuada da primeira metade da década, os mini comprimentos e o combo delineador+cabelo volumoso à la Brigitte Bardot são as principais referências pra quem quer se jogar na tendência!
1980: quem não viu pelo menos uma vez no ano passado algum clipe do Bruno Mars? O cara que teve o disco mais vendido de 2013 trouxe todo o brilho da disco music de volta à cena musical. Encerrando o ano com chave de ouro, Beyoncé divulgou seu álbum visual -até então secreto!-, fez história na indústria fonográfica e ajudou a comprovar a força dos anos 80's ao escolher Blow como um dos primeiros singles de seu novo trabalho. É claro que isso acaba refletindo no street style e no que a gente vai ver nas araras depois (quem lembra da febre dos High Sneakers, que ganharam mais força com o clipe de Love On Top, também da Bey?). É esperar pra ver...
1990: as enormes logomarcas no desfile de Alexander Wang e o minimalismo no desfile da Calvin Klein se uniram ao som de "Walking On Air", da Katy Perry, trazendo paralelamente os anos 90's de volta em diferentes segmentos culturais (some à lista o remake de alguns filmes da década relançados recentemente, como Chucky e Robocop -o último será lançado no fim do mês). Prepare-se pra encarar camisetas com enormes logos, roupas folgadas -será que o oversized finalmente vai vingar?- e jardineiras por aí!
Sporty: é ano de Copa, né, gente? E é inevitável o flerte entre o esporte e a moda aqui no Brasil, onde o futebol é levado tão a sério! Releituras mais "puras" do estilo fizeram bonito em alguns desfiles como o último da Tommy Hilfiger, que trouxe um surfwear colorido muitíssimo desejável, e o da Prada, que mesclou street art com referências esportivas. Não é novidade, mas fiquem de olho, pois ainda vai render muita conversa!
Valorização do natural: é muito claro o movimento de uma turma disposta a viver um lifestyle mais saudável e natural. Tem a galera que prefere bicicleta a carro, o clubinho dos que trouxeram o piquenique de volta aos parques e o pessoal lindo que foi lá libertar os beagles (isso já é outra história...). Todas essas manifestações sociais começaram a aparecer nas passarelas através do desfile de verão da Ellus Second Floor, que se inspirou na cultura Amish, um grupo religioso baseado nos Estados Unidos e no Canadá conhecido por costumes conservadores, que restringem o uso de telefone e carro, entre outras coisas.
Pra entender um pouco melhor o link entre esse grupo e a moda, uma forma resumida de explicar é dizendo que, apesar de hábitos (para nós) estranhos, eles têm um contato muito próximo com a natureza.
Lilás: a cor escolhida pela Pantone pra ser a tonalidade do ano já ganhou um post explicativo aqui no blog.
Claro que existem outros movimentos e tendências rolando, mas esse foi o filtro que eu fiz pra um trabalho específico. Dica: um dos tópicos vai ser o tema da coleção!
Bjs do Math!
Comentários
Postar um comentário